Image Description

Zumba é uma disciplina de Fitness que combina coreografias de dança e exercícios específicos de treino cardiovascular mas, sobretudo… Zumba é uma festa!

São mais de vinte ritmos diferentes, entre eles salsa, merengue, samba, calipso, reggaeton, hip hop, cumbia, belly dancing, flamenco, rumba, e muitos mais; onde trabalhamos a resistência aeróbica, benéfica para o coração e, além disso, queimamos calorias!

Desde as suas origens, o ser humano introduziu na sua vida a dança como ritual e forma de expressão, sem saber que ao mesmo tempo, estava a realizar movimentos e exercícios benéficos para a saúde que envolviam praticamente todos as zonas do corpo.

Como em qualquer outra atividade de dança coreografada, com Zumba todos os segmentos intervêm de forma idêntica, ainda que devamos saber que o objetivo principal desta atividade é o trabalho cardiovascular que inclui exercícios básicos de Fitness.

Zumba Fitness está dirigido para pessoas de qualquer idade, sexo e condição física. Com Zumba és tu quem define os limites realizando os movimentos com mais ou menos intensidade, mais ou menos amplitude, saltando mais alto ou mais baixo ou, pura e simplesmente, não saltando de forma a eliminar o impacto caso seja necessário no teu caso.

A estrutura correta de uma aula de Zumba incorpora uma fase de Warm Up – aquecimento – e uma fase de Cool Down – relaxamento. O aquecimento deve durar entre 5 a 8 minutos com movimentos simples e controlados mas que te permitam aquecer, por isso costuma incorporar exercícios e movimentos básicos de Fitness e de aeróbica. Na fase de relaxamento, as pulsações devem regularizar-se de forma progressiva e devem incluir-se alongamentos de forma a desbloquear todos os músculos trabalhados.